A Fundação IFRS (International Financial Reporting Standards) e o GRI (Global Reporting Initiative) são organizações dedicadas à padronização de indicadores e de informações sobre desempenhos das empresas nas áreas de sustentabilidade, e finanças e ESG. Em recente anúncio, informaram que assinaram um acordo de trabalho com objetivo de coordenarem seus programas e atividades de desenvolvimento de padrões.
O acordo reflete a importância de garantir a compatibilidade e as conexões entre a base de dados de interesse de investidores nos mercados de capitais com os interesses de uma base mais ampla de stakeholders atendidos pelos padrões do GRI.
Essa iniciativa aproximará os dois pilares dos relatórios de sustentabilidade: um primeiro pilar com a visão do mercado de capitais e o segundo voltado para o público geral de multi-stakeholders. Ela representa um avanço na consolidação e alinhamento entre os reportes de sustentabilidade com uma abordagem mais consistente e capaz de atender simultaneamente às necessidades das empresas, investidores e da sociedade em geral.