Projeto de lei obriga órgãos públicos a criarem programa de integridade para licitações

  • Home
  • Notícias do Setor
  • Projeto de lei obriga órgãos públicos a criarem programa de integridade para licitações

Foi publicada no dia 18 de janeiro de 2022, pela Agência Câmara de Notícias, uma reportagem trazida por Murilo Souza, com edição de Roberto Seabra sobre o Projeto de Lei 2689/21, que tem como objetivo o combate a fraude nas contratações públicas.

O Projeto obriga órgãos e entidades da administração pública a implantarem um programa de integridade voltado a licitações e contratos administrativos e altera a nova Lei 14.133.
Segundo o autor do Projeto o deputado Delgado Waldir do PSL-GO “A nova lei prevê um programa de integridade para licitantes e contratados, mas não para órgãos e entidades públicas, o que, de certa forma, na ausência de um conjunto estruturado de medidas de prevenção, detecção e repressão, pode fragilizar o alcance dos objetivos estabelecidos”.

A proposta do programa de integridade de órgãos e entidades públicas conta com o envolvimento da alta administração pública e da unidade de controle interno dos próprios órgãos e entidades para a definição de padrões de conduta ética e disciplinar a serem observados por todos os agentes públicos e privados envolvidos nas contratações.

O Projeto prevê ainda análise, avaliação e gestão dos riscos relacionados a contratações públicas, com atenção prioritária aos casos de dispensa e inexigibilidade; implementação de controles preventivos para prevenir fraudes e ilícitos; e definição de procedimento padrão para tratar de denúncias recebidas e responsabilizar culpados por ilícitos.
De acordo com a matéria de Murilo Souza, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia a reportagem na íntegra no site da Câmara dos Deputados no link abaixo:

https://www.camara.leg.br/noticias/844898-projeto-obriga-orgaos-publicos-a-criarem-programa-de-integridade-para-licitacoes/