Problemas de ‘compliance’ ainda afastam alguns investidores do Brasil, avalia ministro

  • Home
  • Notícias do IBRIC
  • Problemas de ‘compliance’ ainda afastam alguns investidores do Brasil, avalia ministro

Tarcísio Freitas participou do lançamento de um instituto de autorregulação em infraestrutura. Para ele, país
caminha para reconquistar grau de investimento de agências internacionais.
Por Laís Lis, G1 — Brasília


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, participou do evento de lançamento de um instituto para autorregulação no setor

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou nesta quarta-feira (9) que problemas de compliance’ em empresas do setor ainda afastam alguns investidores estrangeiros do Brasil.

Compliance, termo em inglês que costuma ser traduzido como “conformidade”, é o conjunto de normas e procedimentos para evitar desvios de função em empresas, como pagamentos de propinas e vantagens indevidas a servidores públicos ou fornecedores.

Segundo o ministro, financiadores elogiam os projetos de infraestrutura do país, mas ainda temem se juntar a empresas brasileiras.

“’Mas ali tem um problema de compliance. É que o que a gente sempre ouve e é hoje o que afasta alguns investidores do nosso país: compliance, integridade”, afirmou o ministro durante o lançamento do Instituto Brasileiro de Autorregulação do Setor de Infraestrutura.

A criação do instituto foi uma iniciativa do setor de infraestrutura para fortalecer a ética, integridade e transparência e combater a corrupção e aumentar a concorrência no setor. A perspectiva é que as ações melhorem o ambiente de negócios e atraia investidores.

Segundo o ministro, os projetos do programa de concessão do Brasil são “muito bons”, o que tem ajudado a atrair os investimentos mesmo com desconfianças a respeito de compliance.

“Fizemos 27 leilões [em 2019] que foram bem-sucedidos. Os ativos são muito bons”, disse. “Claro que há sempre a necessidade do investidor estrangeiro que não tem o operador de infraestrutura de buscar um parceiro e aí eles querem um parceiro que esteja limpo. A questão de compliance é fundamental. Temos que mostrar que demos a volta por cima”, argumentou.

A área de compliance ganhou mais espaço entre empresas de infraestrutura e construtoras após as denúncias de corrupção reveladas pela Operação Lava Jato.

Grau de investimento

Durante a abertura do Seminário integridade e transparência no setor de infraestrutura, o ministro afirmou ainda que Brasil está caminhando para ter novamente o grau de investimento entre as agências de risco internacionais.

Segundo o ministro, o grau de investimento do Brasil será devolvido quando o país voltar a ter crescimento econômico.

“Já estamos em um patamar de risco semelhante ao que tínhamos quando tínhamos o grau de investimento. Hoje há uma estabilidade de nota as agências perceberam que o fundamento está correto.

Há uma estabilidade de nota.

O que está faltando para melhorar a nota agora? Crescimento. Quando começarmos a dar os primeiros passos na direção do crescimento econômico essa reclassificação virá”, disse.
O Brasil está há mais de 3 anos sem o grau de investimento. A S&P foi primeira a tirar o selo de bom pagador do país, em setembro de 2015, ação que foi seguida pelas outras duas grandes agências internacionais, Fitch e Moody’s.

No ano passado, Standard &Poor’s e Fitch rebaixaram a nota do Brasil, colocando o rating do país 3 degraus abaixo do grau de investimento. Já a Moody´s manteve o país 2 degraus abaixo do grau de investimento.

O país conquistou o grau de investimento pelas agências internacionais Fitch Ratings e Standard & Poor’s pela primeira vez em 2008. Em 2009, conseguiu a classificação pela Moody’s.

Leave A Comment