O Comitê de Integridade, por meio do Grupo de Trabalho de Governança, concluiu a proposta do Regimento do Comitê que dará amparo às responsabilidades para preparar as propostas de autorregulação e de acompanhamento de sua aplicação junto às empresas. O Grupo de Trabalho de Riscos concluiu a revisão e atualização do mapa de riscos das atividades do segmento de resíduos e efluentes que deverão ser objeto das diretrizes de autorregulação aplicada a esse ramo de atividades da infraestrutura.
Instituído em janeiro de 2021, cabe ao Comitê de Integridade elaborar propostas para os compromissos de autorregulação firmados pelos associados nas áreas da integridade, ética, transparência e compliance. O prosseguimento de compromissos iniciados por ações coletivas com a adoção de diretrizes de autorregulação ocorre por meio do Comitê de Integridade.
Compõem o Comitê de Integridade os representantes das seguintes empresas e entidades associadas:
- ABETRE – Associação Brasileira das Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes – Coordenação do Comitê
- ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais
- Andrade Gutierrez
- Estre Ambiental
- Grupo Corpus Saneamento e Obras
- Loga – Logística Ambiental de São Paulo
- Mendes Júnior Engenharia
- Nova Participações
- OEC
- Orizon
- SELUR
- Solví Participações
- Vital Ambiental
Faz parte do plano de trabalho do Comitê de Integridade elaborar e acompanhar a implantação dos procedimentos desdobrados dos compromissos do Pacto de Integridade para o Setor de Resíduos Sólidos, Limpeza Urbana e Efluentes firmado por um conjunto de empresas em dezembro de 2019 com o Instituto Ethos e o Pacto Global das Nações Unidas.