Energia renovável: O Futuro é agora

 

A Brookfield, uma empresa do Canadá, planeja ingressar no mercado brasileiro de biogás e biometano em 2024, com um investimento potencial de até U$$ 300 milhões. A empresa está em negociações avançadas para adquirir uma participação em um projeto que visa converter biogás em biometano, um gás natural renovável obtido através da purificação do biogás.
A empresa canadense vê oportunidades em aterros sanitários maduros e na indústria de cana-de-açúcar. A ideia é formar uma parceria com uma indústria de crescimento rápido e capital intensivo.
As empresas associadas ao IBRIC, Orizon e Solvi, que já têm uma presença estabelecida no setor, também estão sendo consideradas para fazer parte do projeto. O investimento será financiado por uma combinação de dívida (50% a 60%) e recursos próprios dedicados a economias em desenvolvimento.
A entrada da Brookfield no mercado de biogás e biometano marca a chegada de grandes players ao setor. Outras empresas, como a Petrobras e a Compass do grupo Cosan, também anunciaram planos para investir no setor. No entanto, o fornecimento regular de biometano ainda é um desafio, pois apenas seis empresas no Brasil estão autorizadas a comercializá-lo.
O Brasil atualmente produz apenas 985 mil metros cúbicos de biometano por dia. A presidente da Associação Brasileira do Biogás, Renata Isfer, defende a criação de um mercado de certificados de garantia de origem para esse gás e a implementação de uma política que exija a compra compulsória de biometano a partir de 2026.

 

Leia a matéria publicada pelo jornal Valor Econômico no dia 12/03/2024 por Robson Rodrigues.
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/03/12/brookfield-busca-socio-para-produzir-biometano-no-brasil.ghtml?giftId=47c7ef39cfa6b7b&utm_source=Copiarlink&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilharmateria