O Diretor de Relações Institucionais do IBRIC Raul Jungmann participa do Seminário Visão 2050: O futuro é feito agora

  • Home
  • Notícias do IBRIC
  • O Diretor de Relações Institucionais do IBRIC Raul Jungmann participa do Seminário Visão 2050: O futuro é feito agora

Dia 24 de junho de 2022 aconteceu o seminário “Visão 2050: o futuro é feito agora”, organizado pelo CEBDS em parceria com o Valor Econômico, para discutir três grandes crises que o planeta Terra vive atualmente: perda da biodiversidade, desigualdade social e emergência climática. E diversos CEOs amplamente familiarizados com os temas foram convidados para discutir meios para superar desafios como desigualdade social e desmatamento.
O Diretor de Relações Institucionais do IBRIC, Raul Jugmann esteve no evento, participando do painel chamado “Movimento Empresarial pela Amazônia: a floresta no centro do desenvolvimento e como solução climática”, ele reforçou a importância da Floresta Amazônica, e versou sobre diversos tópicos, como a necessidade de criação de um Projeto Nacional de Desenvolvimento Sustentável como centro de atenção dos futuros presidenciáveis para que a Amazônia seja preservada.
Jungmann trouxe ainda a dimensão da necessidade de melhoria da segurança tanto nacional como internacionalmente, afinal a Amazônia se encontra em nove países, que trariam a diminuição do tráfico, e de um plano de desenvolvimento social para que as populações que dependem financeiramente do desmatamento ilegal tenham como se sustentar melhorando a qualidade de vida e aumentando ainda mais a segurança pública.

Com relação a exploração do garimpo, Jugmann foi taxativo ao afirmar que garimpo ilegal é crime, apresentou que de acordo com estudos do Instituto Escolhas há um papel importante das Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) na lavagem do ouro, e que juntamente com o Banco Central irão verificar uma forma para combater esse processo. Abordou, também, a necessidade de usar a tecnologia para o apoiar o combate ao garimpo ilegal, já que o ouro tem impressão digital, sendo possível rastrear sua origem.
Ao tratar sobre o setor de mineração, ele reforçou a importância das práticas de ESG, e que a sustentabilidade é o norte, destacando os pilares da sustentabilidade, a governança, a ambiental e a social. Lembrou que a ESG é uma realidade, que já tem regido o setor financeiro e reverbera no mundo.
Para finalizar, referiu sobre o desenvolvimento de um aplicativo que vai para além da sustentabilidade ambiental, e se torna um aplicativo para a vida, no qual os usuários que o baixarem poderão verificar as condições das barragens filiadas ao IBRAM.
Foram tratados também no evento temas como a necessidade de estímulo a um ecossistema de inovação, no painel “Diálogo multissetorial: o Brasil que precisamos”, o painel “Visão 2050: um país em transformação” discutiu ações no curto prazo e a “Carta Aberta aos Presidenciáveis”, o painel “ESG: o caminho até 2050 começou”, apresentou iniciativas ambientais, sociais e de governança. Já no painel “Alimentos: construindo sistemas alimentares sustentáveis, resilientes e regenerativos” foi falado sobre agricultura regenerativa, inclusive com fertilizantes menos poluentes.

 

Assista o seminário completo no youtube do Jornal Valor Econômico https://www.youtube.com/watch?v=kPf77SbQLBY